IV Ciclo Internacional Resiliência e Cultura: histórias de vida, subjetividade e cuidado
"Nossa história não é nosso destino”. Com esta frase Boris Cyrulnik, neuropsiquiatra e etólogo francês, abre um campo de debates sobre o processo de Resiliência, que se refere às estratégias das quais se pode lançar mão para que as marcas de experiências adversas na vida de pessoas ou grupos não sentenciem um futuro irremediavelmente traumatizado e infeliz.
O que cientistas sociais, educadores, filósofos, psicólogos, médicos, neurocientistas, artistas e profissionais ligados a projetos sócio-culturais e educacionais têm a contribuir na discussão sobre o tema esteve em cena no IV Ciclo Internacional Resiliência e Cultura, que aconteceu de 09 a 13 de abril de 2012, nas cidades de Niterói e Salvador e contou com a presença de Boris Cyrulnik, Gérard Ostermann e Alain Goussot, pesquisadores do Observatoire International de la Résilience e
Christine Delory-Momberger do Laboratório EXPERICE (Universidade de Paris 13), além de outros pesquisadores brasileiros que tomam as(auto)biografias, histórias de vida e resiliência como dimensões de pesquisa-formação.
Lançamento do livro "Artes do sentir: trajetórias de vida e formação"
Aconteceu nesta sexta-feira (13), às 19h, no Auditório Valnir Chagas, o lançamento do livro "Artes do Sentir: trajetórias de vida e formação", organizado pela Profª Ercília Braga de Olinda. É o 115° volume da coleção Diálogos Intempestivos, do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação da UFC.
A obra reúne 20 artigos de 36 autores, entre professores e alunos do Grupo de Pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (DIAFHNA), da Faced, e convidados.
A organizadora explica que os textos apresentam "reflexões e resultados de pesquisas que, fundamentalmente, tratam do aprendizado do sentir nos processos de pesquisa, formação e de intervenção social em que estão ou estiveram envolvidos". Os artigos foram distribuídos em quatro partes que se intitulam: Trajetórias com artes: educando a sensibilidade; Pesquisadores buscando compreender narrativas de vida e educando a afetividade; Trajetórias de professores: exercitando a capacidade de olhar para si; Trajetórias de espiritualidade: pensando e formando o ser integral.
"Os artigos desta coletânea mostram que as aprendizagens experienciais que jovens, professores, rezadeiras, artistas, peregrinos e pesquisadores fazem ao longo da vida são produtos de inúmeros pequenos aprendizados em diferentes dimensões: cultural, estética, ética, política, corpórea, espiritual e afetiva. Registramos alguns destes aprendizados que, juntos, adquirem grande significado nas trajetórias de vida", explica a organizadora na apresentação do livro.
Fonte: Profª Ercília Braga de Olinda, do Departamento de Teoria e Prática do Ensino da Faculdade de Educação/UFC - (fone: 85 3366 7674)
http://www.ufc.br/portal/
9ª Semana Nacional de Museus traz Karen Worcman, diretora do Museu da Pessoa.
Fortaleza participa da 9ª Semana Nacional de Museus. Na programação, estão previstas duas palestras com a participação de Karen Worcman, diretora do Museu da Pessoa (http://www.museudapessoa.net/index.shtml). Segue programação:
9ª Semana Nacional de Museus - de 16/05 a 21/05.
Maiores informações - Coordenação Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural da Secultfor: 3105.1390.
Dia 20/05 - 9h às 12h
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Palestra:
- Museu comunitário e Ecomuseus: Experiências brasileiras (PAULA ASSUNÇÃO);
- Museu da Maré: Ressignificações e gestão (LUIZ ANTONIO DE OLIVEIRA);
- Histórias de vida e Museus (KAREN WORCMAN)
Dia 20/05 - 14h às 18h
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Palestra / Grupos de discussão
- O que queremos preservar, o que queremos construir?
Mediação: Karen Worcman (diretora do Museu da Pessoa), Luiz Antonio de Oliveira e Paula Assunção.
Fonte: Cultura de bolso - um guia com a programação cultural de Fortaleza \ 2011 \ #41.
Revista Entrepalavras
A Revista Entrepalavras será lançada oficialmente no dia 6 de maio de 2011, durante a VIII Semana de Humanidades, às 9h, no MAUC. Leia mais...
Temos 2 visitantes e Nenhum membro online